terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cidade se desenvolveu a partir do local onde foi construída a igreja matriz - Fonte: G1 Triângulo Mineiro

Café é a base da economia de Patrocínio, MG

Cidade se desenvolveu a partir do local onde foi construída a igreja matriz.

A história do município é tema de série de reportagens.

Do G1 Triângulo Mineiro - http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2011/12/cafe-e-base-da-economia-de-patrocinio-mg.html

A história de Patrocínio, no Alto Paranaíba, é tema de uma série de reportagens do projeto "Integração Cidade". A cidade de 169 anos é conhecida como a terra do café e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem mais de 80 mil habitantes e 85 bairros, além de ruas e avenidas largas.
O café visto por todos os lados é a base da economia que movimenta o comércio e a prestação de serviços. A imagem de um Cristo no alto do morro na entrada da cidade dá boas vindas aos visitantes. E ele é uma marca que identifica a religiosidade dos moradores.
A igreja de duas torres, que se tornou a matriz, foi construída pelos moradores do então Arraial do Salitre, em 1804. Segundo a historiadora Maria de Fátima Machado, até definir o nome como Patrocínio, foram vários outros.
“O primeiro nome foi Catiguá, devido aos negros e os primeiros habitantes que eram os índios. Depois recebeu o nome de Brumado dos Pavões. Em seguida foi chamada de Salitre, por conta das águas mineiras. Depois virou Arraial Nosso Senhor do Patrocínio, para só depois se tornar Patrocínio, que significa proteção”, contou.
O povoado surgiu por conta da passagem dos bandeirantes, que fizeram do local um ponto para abastecimento. A professora Maria Helena de Resende Malagoli é descendente de pioneiros e disse que Patrocínio foi oficialmente reconhecido como município em 7 de abril de 1842, há 169 anos. E embora o ponto de parada dos bandeirantes tenha sido perto do extinto rio Catiguá, a cidade se desenvolveu a partir do local onde foi construída a igreja matriz.
“O crescimento se deu a partir da Praça Monsenhor Tiago, mais conhecida como Praça da Matriz. Ali também foi construído um sobrado estilo colonial. Esse sobrado foi construído pelo capitão Teodoro Honorato Gonçalves. E em volta da praça, foram construídas casas. A partir dali cresceu alinhando com outras ruas”, explicou a professora.
Já um casarão branco de grandes janelas foi construído em 1922 pelo Coronel Honorato Martins Borges. O local se tornou, anos depois, a primeira Câmara de Vereadores e a primeira Prefeitura. Hoje é um museu que guarda preciosidades da história da cidade.
Na segunda reportagem serão abordados quais são os setores que movimentam a economia do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário